Última Atualização do site:  

23/10/2017 13:42:11

Diário Oficial Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Programa Reciclo Sistema Integrado de Coleta Seletiva
Visualizada 587 vezes
Quarta-feira, 04 de outubro de 2017
JOAQUIM TÁVORA ASSINA CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE CAMINHÃO PARA COLETA DE LIXO RECICLÁVEL
Caminhão para coleta de Lixo Reciclável
 
JOAQUIM TÁVORA ASSINA CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE CAMINHÃO PARA COLETA DE LIXO RECICLÁVEL

O prefeito municipal Gelson Mansur Nassar (PSDB), assinou ontem terça-feira (03) na capital Curitiba, convênio para aquisição de um Caminhão para coleta do lixo reciclável no valor de R$ 250 mil.

O Programa do Instituto das Águas do Paraná vem despertando grande interesse por parte dos gestores municipais do interior do Estado. O Sistema Integrado de Coleta Seletiva, desenvolvido pelo Instituto das Águas do Paraná, além de promover a preservação do meio ambiente e se preocupar com a saúde pública, é inovador no que tange a sustentabilidade dos recicladores e conscientização da população através da educação ambiental.
Realizado por meio de convênio com as prefeituras, a primeira etapa consiste na liberação de recursos para a aquisição de um caminhão próprio para a coleta seletiva. Como contrapartida, o município se responsabiliza pela instalação dos barracões da unidade de processamento dos materiais recicláveis, motorista para o veículo de coleta e a manutenção dos equipamentos. Em outra etapa, serão destinados os equipamentos para a triagem e reciclagem, conforme a necessidade de cada município.
Fazem parte da lista de equipamentos: mega extensiva, esteira mecânica de separação, prensas hidráulicas, empilhadeira elétrica, paleteira hidráulica manual e balança mecânica.

''São equipamentos que vão oferecer condições aos recicladores para trabalharem de forma mais ágil e segura, proporcionando melhoria nas condições de vida, trabalho e renda.Além disso, eles serão capacitados e orientados para administrarem a venda dos produtos'',ressalta o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Iram Rezende.

O programa prevê também a implantação de cooperativas ou associações de catadores, onde os carrinheiros deixarão de trabalhar nas ruas para atuarem nos barracões. O sistema permite, não apenas a ampliação da produtividade, mas também o aumento da receita das famílias, uma vez que, a proposta do programa é criar grupos de economia solidária que dividam os lucros entre eles.
O governador Beto Richa esteve presente na assinatura do convênio, bem como o líder do governo na assembléia legislativa o deputado Luis Cláudio Romanelli e o vice prefeito municipal Valdeci Azarias, além de lideranças municipais e estaduais.

Fonte: Assessoria

 
 
 Galeria de Fotos
JOAQUIM TÁVORA ASSINA CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE CAMINHÃO PARA COLETA DE LIXO RECICLÁVEL JOAQUIM TÁVORA ASSINA CONVÊNIO PARA AQUISIÇÃO DE CAMINHÃO PARA COLETA DE LIXO RECICLÁVEL
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h

Rua Miguel Dias, 226 - Centro - 86455-000 - JOAQUIM TAVORA - Paraná

43-3559-1122  prefeitura@joaquimtavora.pr.gov.br