Última Atualização do site:  

22/04/2019 11:28:19

Diário Oficial Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Agricultura
Visualizada 178 vezes
PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA
Segunda-feira, 08 de abril de 2019
 
Projeto irá atender inicialmente 43 Produtores Rurais do município Tavorense.
 
PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA

Com o objetivo de oferecer mais uma alternativa de renda à agricultura familiar do município a Prefeitura de Joaquim Távora, através do prefeito municipal Gelson Mansur Nassar, criou a lei de Incentivo ao desenvolvimento da Fruticultura.

“Com este trabalho nosso objetivo é fornecer gratuitamente, mudas de árvores frutíferas para implantação de pomares nas propriedades rurais, com objetivos comerciais e de proteção ao solo”, informou o secretário de Indústria e Comércio, Saul Bernardino de Oliveira.

O projeto irá atender 43 agricultores familiares, localizados nos bairros 40 de baixo, 40 de cima, Antena, Água Limpa, Colônia São Miguel, Chapada, Domingues, São Roque do Pinhal, Ceboleiro, Cruzeiro, Joá e Água Verde.

Para implantação do projeto foi realizado junto aos agricultores um levantamento do que o município produz, bem como a escolha das novas variedades para plantio.

O município tavorense e região, são tradicionais na produção de frutas como abacate, abacaxi, goiaba, banana, maracujá,laranja, limão taiti, manga, mexerica ponkam, morango,uva comum entre outras.

Na construção do projeto foram realizadas várias atividades formativas, seminários de fruticulturas, reuniões e visitas, que mostraram as oportunidades de mercado, a escassez de produtos locais, a necessidade de parcerias para desenvolver a fruticultura no município.

No início 43 agricultores familiares serão beneficiados, onde foi realizado junto aos agricultores levantamento do que o município produz, bem como a escolha das variedades para novos plantios.

Serão distribuídos um total de 18.160 mudas frutícolas, sendo mudas de abacate, abacaxi,banana, maracujá, goiaba, laranja, limão Taiti, manga, tangerina ponkam e Caqui.

A EMATER é parceira da iniciativa com levantamento inicial das propriedades/ produtores possíveis de serem transformados em unidades de referência seguindo o perfil proposto, com apresentação de relatório de vistoria inicial das propriedades escolhidas caracterizando o produtor e a propriedade em relação ao perfil; auxílio na definição final da alocação das unidades de referência na propriedade; assistência técnica constante nas referendas propriedades de forma a viabilizar a implantação e funcionamento das propostas de melhoria, com apresentação de Relatório de Visita, indicando as ações em desenvolvimento e melhorias alcançadas; utilização das unidades de referência para difusão de técnicas e tecnologias aos produtores do município e região; realização de reuniões com fruticultores nas comunidades para orientação sobre os planos de ação e tecnologia de produção, com ênfase á participação de mulheres e jovens, para assumirem o papel de protagonista no processo de transformação das frutas e produtos de valor agregado e apresentar ao final do projeto os índices de atendimento das metas por propriedade e geral.

O prefeito Gelson Mansur Nassar  realçou que o município de Joaquim Távora precisa descobrir a força do Agronegócio. “Nosso município precisa se modernizar e perceber a força do marketing que envolve o Agronegócio. Todo mercado é promissor quando é bem divulgado. Só agora a nossa realidade tende a mudar porque estamos inovando, sendo ousados e implantando o projeto Fruticultura como saída da monocultura. Será uma tarefa difícil e um processo a longo prazo e vamos lutar para diversificar a produção rural em nosso município”.

Nassar aproveita a oportunidade para agradecer a todos os parceiros '' Queremos agradecer aos parceiros da Secretaria de Agricultura, a câmara de vereadores pela aprovação com unanimidade do projeto, aos produtores rurais, entidades e instituições que nos acompanham e que juntos apostam em inovações merecendo o nosso profundo respeito. Agradecemos a todas pela credibilidade que depositam em nosso governo, sem essa participação não seria possível avançarmos neste projeto'', enfatizou.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria

 
 
 Galeria de Fotos
PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA PREFEITURA CRIA PROGRAMA DE INCENTIVO AO DESENVOLVIMENTO DA FRUTICULTURA
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h

Rua Miguel Dias, 226 - Centro - 86455-000 - JOAQUIM TAVORA - Paraná

43-3559-1122  portaltransparencia@joaquimtavora.pr.gov.br