ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação/Cultura | ||
Visualizada 620 vezes | ||
UENP E PARCEIROS PROMOVEM MOSTRA CULTURAL INDÍGENA DO NORTE DO PARANÁ | ||
Quinta-feira, 22 de abril de 2021 | ||
Evento acontece de 26 a 30 de abril pelas redes sociais do município. | ||
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), em parceria com as comunidades indígenas e 19 prefeituras, realizarão, entre os dias 26 e 30 de abril, a I Mostra Cultural Indígena do Norte do Paraná. A ação será virtual, pelos canais de comunicação (Facebook/Instagram) das prefeituras, Uenp e IFPR - Campus Jacarezinho. A mostra divulgará a produção cultural e artística de quatro comunidades indígenas da região. Compõem a programação exposição fotográfica, produções audiovisuais e posts informativos que trarão conteúdos sobre os povos indígenas do Norte do Paraná. Segundo a organização, a mostra foi concebida no ano passado, período em que a universidade apoiou os municípios e as comunidades indígenas na implementação da Lei Aldir Blanc. Santa Amélia e Tomazina, onde se encontram, respectivamente, as terras indígenas Yvyporã Laranjinha e Tekoa Pinhalzinho, foram dois dos municípios beneficiados. Para a mostra, o convite foi estendido também a membros das comunidades de Abatiá (YwyPorã/Posto Velho) e de São Jerônimo da Serra (Barão de Antonina).
O coordenador do projeto e diretor de Cultura da UENP, James Rios, falou sobre a importância da ação para a região e a sua inserção no Programa de Desenvolvimento da Cultura Norte Paranaense. “Precisamos, com muita urgência, contribuir para difundir a produção cultural dos povos indígenas da nossa região. Esta Mostra, que integra o nosso Programa de Desenvolvimento Cultural da região, é o primeiro passo para que possamos, a curto prazo, fomentar outras ações e ajudar na implementação de políticas públicas para os povos originários”, disse. Morador da terra indígena Pinhalzinho, Awa Nimboadju (Reginaldo) enfatiza a importância da mostra nesse tempo de pandemia. “Este é o momento de dar visibilidade à nossa cultura, aos nossos costumes, às nossas organizações sociais e política e, principalmente, ao nosso modo de ver o mundo”, afirmou. “É, portanto, uma possibilidade de divulgar o nosso trabalho artesanal produzido aqui na comunidade. Este ano, devido à pandemia, não foi possível promover a nossa Mostra Cultural de maneira presencial. Mas o evento virtual vai apresentar à região um pouco da nossa identidade, a qual é muitas vezes discriminada”, completou. MUNICÍPIOS – Participam da mostra os municípios de Abatiá, Assaí, Bandeirantes, Cambará, Cornélio Procópio, Figueira, Guapirama, Jacarezinho, Joaquim Távora, Leópolis, Nova Fátima, Quatiguá, Ribeirão Claro, Santa Amélia, Santa Mariana, Santo Antônio da Platina, São Jerônimo da Serra e Tomazina. “Nossa região possui uma cultura potente. Ter as comunidades indígenas, as prefeituras e o Instituto Federal nesta ação é sinal de que, juntos, vamos construir muitas oportunidades para descortinar as expressões culturais e artísticas que temos no Norte do Paraná”, afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura da Uenp, Simone Castanho. Ela reiterou que a parceria das quatro comunidades indígenas, dos 19 municípios e do Instituto Federal renderá outros frutos num futuro próximo. Serviço Mostra Cultural Indígena - Norte do Paraná Data: 26 a 30 de abril |
||
Fonte: AEN |
||
![]() |
||
![]() |
||
![]() |
||
|
||
VER TODAS | ||
Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h
MAPA DO SITE
Decreto Regulamentador dos sistemas NFS-e e DEISS
Decreto Regulamentador dos Manuais de Procedimentos
Decreto Regulamentador dos WebServices
Decreto Regulamentador dos sistemas NFS-e e DEISS
Decreto Regulamentador dos Manuais de Procedimentos
Decreto Regulamentador dos WebServices
Devido à manutenção e troca de nosso servidor, pode ocasionar o mal funcionamento do Portal, estamos trabalhando para regularizar o mais rápido possível. Desculpe pelo transtorno.