Covid-19

COVID-19 Transparência

Vacinacao

Vacinação Covid-19

Acessibilidade

Última Atualização do site:  

28/03/2024 09:29:22

Esucacao Gov Saúde Diário Oficial
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Agricultura
Visualizada 154 vezes
AGRICULTURA LANÇA EDIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS DO PARANÁ
Sexta-feira, 22 de maio de 2020
 
Na última edição, os cafeicultores Valdeir Luiz de Souza, de Tomazina, e Edson Messias de Carvalho, de Joaquim Távora, foram os grandes vencedores nas categorias cereja descascado e natural, superando 120 lotes que participaram
 
AGRICULTURA LANÇA EDIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS DO PARANÁ

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Câmara Setorial do Café iniciaram o lançamento da Edição Especial dos Melhores Café do Paraná premiados no 17º Concurso Café Qualidade aos patrocinadores do projeto. Com as medidas de prevenção adotadas na pandemia e consequente cancelamento da Exposição Agropecuária de Londrina 2020, não foi possível realizar a cerimônia oficial. Assim, a cota de cada entidade foi disponibilizada na semana passada na sede do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) em Londrina.

“A valiosa colaboração dos parceiros e patrocinadores permite dar continuidade a esse programa que garante oportunidades de negócios aos agricultores”, diz o secretário-executivo da Câmara Setorial do Café, responsável pela Comissão Organizadora Estadual, Paulo Franzini.

Na última edição, os cafeicultores Valdeir Luiz de Souza, de Tomazina, e Edson Messias de Carvalho, de Joaquim Távora, foram os grandes vencedores nas categorias cereja descascado e natural, superando 120 lotes que participaram da disputa.

Edson ganhou também um prêmio em reconhecimento à sustentabilidade de sua produção. A cerimônia de premiação aconteceu em outubro, em Ivaiporã. Além do prêmio em dinheiro, os campeões puderam vender o lote por R$ 1 mil a saca de 60 quilos - preço quase o triplo do que era pago, em média, pelo mercado -, aquisição garantida pelos patrocinadores.

O café adquirido através da Comissão Organizadora Estadual foi industrializado e transformado em uma edição exclusiva e limitada contendo nas embalagens os nomes dos produtores premiados e a logomarca de cada entidade patrocinadora.

Em 2019, o Concurso teve patrocínio do Grupo 2 Irmãos, Bratac, BRDE, Faep/Senar, Cooperativa Integrada, Fetaep, Fortaleza Coffee, Sebrae, Sicredi e Sistema Ocepar. Conta ainda com o apoio da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), Cocari, Cocamar, Copacol, Equipamentos Probat Leogap e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

“O principal objetivo é valorizar e fortalecer a produção de cafés especiais no Estado, possibilitando novos mercados e rentabilidade aos produtores”, diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.

PARCEIROS- Para os parceiros, o concurso é um estímulo à qualidade da produção paranaense. “O Paraná, no passado, foi um grande produtor de café. Hoje, a produção não é tão grande, mas de extrema qualidade. Esse concurso é uma importante forma de valorizar o nosso produto e, principalmente, os nossos produtores”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

Segundo o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, somente cinco cooperativas trabalham nessa atividade. “O concurso é fundamental para a cafeicultura. Atualmente temos uma pequena área de café, mas o lado positivo é que estamos especializando o Estado em café de excelente qualidade. O trabalho da Secretaria da Agricultura e suas vinculadas tem sido importante e efetivo nesse sentido, e a Ocepar acredita muito nesta iniciativa”.

O gerente de Comunicação e Marketing do Sicredi, Rogerio de Lorenzo Leal, diz que o concurso mantém acesa uma tradição fundamental para o Estado e representa a materialização do trabalho de melhoramento realizado pelos agricultores. “Nos anos 60 e 70, o café foi a cultura que projetou o Paraná no mercado brasileiro e internacional. Uma cultura que, depois da geada negra de 1975, entrou em declínio, e que graças a projetos como esse estamos fazendo reviver. Para o Sicredi é um imenso orgulho estar junto da Secretaria e dos cafeicultores”.

PROCESSO - Os lotes inscritos passam inicialmente pelo crivo de uma comissão de classificadores, para avaliação física de acordo com a Classificação Oficial Brasileira (COB).

Os aprovados seguem para o julgamento final, conduzido por um grupo de provadores – eles utilizam a metodologia da Associação de Cafés Especiais – SCA para avaliar os quesitos sensoriais, como o aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida. Na inscrição, o cafeicultor também pode optar por participar de uma avaliação da sustentabilidade da produção de seu lote, e ter então sua propriedade auditada por profissionais do IDR-Paraná.

PRÓXIMA EDIÇÃO - A 18ª edição do Concurso Café Qualidade foi confirmada pela Câmara Setorial do Café. Nos próximos dias, o regulamento completo será publicado no site www.cafequalidadeparana.com.br

As inscrições ficarão abertas até 2 de outubro nas unidades municipais do IDR-Paraná.

Fonte: Assessoria

 
 
 Galeria de Fotos
AGRICULTURA LANÇA EDIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS DO PARANÁ AGRICULTURA LANÇA EDIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS DO PARANÁ AGRICULTURA LANÇA EDIÇÃO DOS MELHORES CAFÉS DO PARANÁ
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h

Rua:João Rodrigues de Almeida nº 387 - São Lucas - 86455-000 - JOAQUIM TAVORA - Paraná

(43) 3559-1122 - 0800 643 2560 (Ouvidoria Geral)  portaltransparencia@joaquimtavora.pr.gov.br

MAPA DO SITE