Covid-19

COVID-19 Transparência

Vacinacao

Vacinação Covid-19

Última Atualização do site:  

16/05/2022 18:58:21

Esucacao Gov Saúde Diário Oficial Sala do Empreendedor
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação/CULTURA
Visualizada 137 vezes
CULTURA LANÇA EDITAL DO V CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA
Quinta-feira, 12 de maio de 2022
 
 
CULTURA LANÇA EDITAL DO V CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA

A prefeitura municipal de Joaquim Távora, através da DIvisão de Cultura torna público o EDITAL DO V CONCURSO LITERÁRIO DE POESIA DA DIVISÃO DE CULTURA DE JOAQUIM TÁVORA – PR.

A Divisão de Cultura pertencente a Secretaria Municipal de Educação de Joaquim Távora do Estado do Paraná, Brasil, torna público o concurso de poemas.

1. OBJETIVOS Apresentar textos inéditos, na forma de poema, no intuito de fomentar o gosto pela arte e literatura na comunidade de língua portuguesa, incentivando novos talentos.

2. CONCORRENTES 2.1 Na categoria juvenil podem se inscrever cidadãos tavorenses dos 14 anos de idade completos aos 17 anos completos e que residam no município.

A categoria infantil é somente para alunos tavorenses matriculados nos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública ou privada. Com premiações especiais aos três primeiros de cada categoria, o que totaliza, portanto, duas categorias infanto-juvenis.

Para a categoria adulta, a partir dos 18 anos completos, com inscrição aberta no âmbito nacional e internacional, ou seja, válida em todo o território nacional e internacional.

Ambas as categorias exigem trabalhos inéditos em língua portuguesa.

2.2 Cada concorrente pode se inscrever com apenas com 1 (um) trabalho que respeite o ineditismo. 2.3 A apresentação dos trabalhos deve obedecer aos seguintes critérios: 2.3.1 Categorias infanto-juvenis: a) Texto escrito em papel de caderno (grande) que não ultrapasse 50 (cinquenta) linhas. b) A opção por texto em forma manuscrita é exclusiva para as categorias infanto-juvenis; c) Os textos redigidos em computador devem ser na extensão .doc (textos recebidos em outros formatos de extensão de arquivos serão excluídos do certame); d) Fonte Arial e tamanho 12; e) Conter no máximo 2 páginas formato Word/Windows, modo retrato; f) Título (obrigatório, texto sem título será excluído do certame); g) Dois espaços entre o título e o texto; h) Espaçamento entre linhas 1,5; i) Deve conter o nome do autor do trabalho e/ou pseudônimo (abaixo do título ou no final do poema); j) O tema é LIVRE, mas que não contrarie, a Constituição Federal do Brasil, os Direitos Humanos Universais e o Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo exigido texto inédito.

Entende-se por inédito, poemas que nunca foram publicados em livros, antologias, jornais, revistas, endereços eletrônicos, portais de comunicação, redes sociais e/ou quaisquer formas de divulgação. k) É proibida a correção dos trabalhos escritos pelos alunos, por parte de professores, mestres, pais ou responsáveis, diretores ou outros profissionais do ramo educacional, visando assim avaliar a escrita, o conhecimento dos alunos, os talentos literários e as técnicas aprendidas.

Caso haja a comprovação de que o trabalho infantil foi manipulado, este será desclassificado.

2.3.2 Categoria adulta: a) Texto redigido em arquivo de extensão .doc (ATENÇÃO somente extensão .doc será aceita). Não são aceitos arquivos em extensão .pdf;

b) Fonte Arial, tamanho 12, modo da página: retrato;

c) Conter no máximo 2 páginas;

d) Título (obrigatório, texto sem título será excluído do certame);

e) Dois espaços entre o título e o texto;

f) Deve conter o nome do autor do trabalho e/ou pseudônimo (pode estar abaixo do título ou no final do poema);

g) Assim como: 2.3.1 i. 2.3.3 Subcategoria Melhor Tavorense Classificado: a) Dentro da categoria adulta há a subcategoria Melhor Tavorense Classificado, ou seja, o tavorense que melhor se classificar no geral adulto.

Aquele que totalizar a maior nota geral entre os jurados. b) Prêmio que visa incentivar os talentos literários residentes na cidade de Joaquim Távora. c) Caso um concorrente tavorense fique entre os 5 (cinco) primeiros lugares na categoria adulta geral, este se manterá na subcategoria Melhor Tavorense Classificado, mas com menção especial em diploma sobre a classificação geral adulta.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1 Todas as inscrições são gratuitas para o V CONCURSO LITERÁRIO DE POESIA DA DIVISÃO DE CULTURA DE JOAQUIM TÁVORA – PR.

3.2 Cada participante poderá se inscrever com apenas 1 (um) trabalho.

O trabalho deve conter: título, texto, o nome do autor ou pseudônimo.

Caso contrário, a inscrição será indeferida;

3.3 ATENÇÃO - Os trabalhos não podem ser entregues, na Divisão de Cultura de Joaquim Távora – PR, com sede na Estação Ferroviária Afonso Camargo e nem na Biblioteca Pública Ataíde Camargo (ao lado da rodoviária), ambos na rua Senador Souza Naves, na cidade de Joaquim Távora no estado do Paraná.

Visando as inscrições on-line. Somente na categoria infantil, 4º e 5º anos é que serão entregues na biblioteca (sede da Secretaria Municipal de Educação);

3.4 Os trabalhos devem ser inscritos através da internet, por correio eletrônico (e-mail): departamentoculturajt@gmail.com .

Na entrega do trabalho deverá conter, além do trabalho devidamente redigido conforme 2.3.1 e 2.3.2, 1 (uma) folha ou lauda contendo dados pessoais e de contato: nome completo, pseudônimo, endereço residencial com CEP, telefones de contato, e-mail pessoal, data de nascimento, CPF, RG, nome do pai, nome da mãe e breve biografia. Todos num mesmo arquivo.

Ou seja, após a(s) lauda(s) do poema inscrito inicia-se as informações pessoais e biográficas na página seguinte , TUDO NUM MESMO ARQUIVO;

3.5 IMPORTANTE, é necessário informar endereço correto com CEP, telefone, CPF e RG nas informações pessoais para que se possam efetuar as entregas dos prêmios via CORREIOS;

3.6 Prazo de inscrição: 01 de junho de 2022 a 20 de agosto de 2022 para ambas as categorias. Lembrando que o concorrente só pode se inscrever em 1 (uma) categoria e com 1 (um) único trabalho literário.

4. JULGAMENTO

4.1 O julgamento encerra-se no dia 5 de setembro de 2022 para ambas as categorias. 4.2. As avaliações serão feitas por uma comissão julgadora que deverá conter 5 (cinco) profissionais da educação e ou pedagogia sem vínculos com os concorrentes, ou artistas que possuam contribuições na área literária comprovadas, ou indivíduos que sejam leitores assíduos da literatura nacional e de literatura em língua portuguesa que tenham na leitura uma prática corriqueira e essencial além da crítica aos trabalhos lidos, para que se almeje por parte do júri uma avaliação imparcial entre os concorrentes, sem influências parentais, pessoais e/ou outras formas não éticas no que diz respeito a este concurso.

5. PREMIAÇÃO

5.1 Os trabalhos serão classificados até o terceiro lugar de cada categoria, recebendo troféus, livro presente e diploma. 5.2 Os quartos e quintos lugares, recebem diplomas de Menção Honrosa e livro presente. 5.3 Na categoria Infantil, a escola vencedora que representa o aluno primeiro lugar recebe troféu de Colégio do Ano. 5.4 Na categoria infantil, as professoras vencedoras que representam os alunos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares recebem medalhas de ouro, prata e bronze como Professoras do Ano. 5.5 Premiações especiais se darão por contribuições da indústria, comércio, entidades nacionais e públicas que por ventura queiram colaborar para o fomento da arte literária.

Ficando, a surpresa para os premiados na cerimônia de premiação. 5.6 Um membro da Sociedade Tavorense que tenha vínculos com a literatura ou na educação literária ou sobre menções e trabalhos literários executados em sua carreira será homenageado na cerimônia de premiação. Pode ser este um ser vivente ou in memoriam. Tal indicação de menção deverá ser feita por parte do Chefe de Divisão de Cultura do município que entregará também o certificado de Honra ao Mérito Literário na noite de premiações.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1 A inscrição de obra literária significa aceitação completa deste regulamento. Os casos omissos serão julgados pela Comissão do Júri. Tal comissão possui decisões definitivas e irrecorríveis. 6.2 Entende-se por poema ou poesia neste concurso, um texto escrito sob a forma de versos e estrofes, com ou sem rima, o estilo é livre, mas que não fira aos regulamentos do certame. 6.3 Será de responsabilidade do (a) autor (a) o dever de confirmar se o texto enviado é inédito. Caso seja comprovada sua publicação anterior a este concurso ou ser um texto plagiado, a inscrição será anulada, podendo esse participante responder judicialmente por infringir a Lei 9.610/98 de direitos autorais. 6.4 A noite de premiação será na Estação Ferroviária Afonso Camargo (Sede da Divisão de Cultura) ou no Clube União no dia 29 de outubro de 2022, às 20:00 horas nesta cidade para ambas as categorias. Divulgações serão feitas sobre o local exato. 6.5 A cerimônia de premiação será transmitida ao vivo por canal nas redes sociais da internet. Sendo: www.facebook.com/culturajt 6.6 Edital à disposição e resultados pelo endereço virtual e oficial da Prefeitura Municipal de Joaquim Távora: http://www.joaquimtavora.pr.gov.br/ .

Joaquim Távora, 05 de maio de 2022.

Flavio Luís Ribeiro

Chefe Divisão Municipal de Cultura 

Fonte: Assessoria

 
 
 Galeria de Fotos
CULTURA LANÇA EDITAL DO V CONCURSO INTERNACIONAL DE POESIA
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta, das 7h30 as 11h30 e das 13h as 17h

Rua Miguel Dias, 226 - Centro - 86455-000 - JOAQUIM TAVORA - Paraná

(43) 3559-1122 - 0800 643 2560 (Ouvidoria Geral)  portaltransparencia@joaquimtavora.pr.gov.br